quarta-feira, 18 de abril de 2012

Conte histórias para as crianças!

          

           Hoje é Dia nacional do livro infantil. Data oportuna para refletirmos sobre a nobre responsabilidade que temos como pais, educadores, adultos em geral de motivarmos nossas crianças a lerem. Não seria, por excelência,  este o papel da escola, formar leitores? Tem esta instituição cumprido seu papel?
          Em minha experiência como professora tendo percorrido desde a etapa de alfabetização ao ensino médio, tenho notado tamanha ansiedade da escola em "ensinar" a ler, "propor" a leitura, sem no entanto obter o sucesso esperado na maioria das vezes. O índice de fracasso escolar no período de alfabetização é grande e os jovens concluintes do segundo grau ,em sua maioria, não domina a pratica de leitura. A ansiedade a que me refiro é fruto de uma visão conteudista que ainda impera nas escolas, fato que se contradiz ao de estarmos, enquanto sociedade em geral, sofrendo mudança de paradigma e deixando para traz a visão mecanicista da realidade a favor de uma proposta integralizadora, transdisciplinar do conhecimento, inclusive.
          O ensinar a ler perdeu o lugar para o ensinar sobre a leitura. Da mesma forma que não se ensina a escrever, mas sobre a escrita. Por vezes o texto é  fragmentado, quando não se torna pretexto para outras "aprendizagens". Fundo sem figura! Os métodos abstratos tornam a descoberta da escrita e do livro algo desgastante, penoso e sem significado.
          Se a escola falhasse em muitas coisas, mas desse conta de uma única tarefa, a de formar leitores, teria acertado em noventa e nove por cento em sua missão!
           Apropriar-se do poder da leitura é alcançar um elevado grau de sofisticação do aparelho humano. Letrar-se é uma questão de dignidade humana! Fomos evoluídos para esta linguagem. A leitura é portal para as mais variadas viagens. Ela estimula a imaginação. "A  imaginação é mais importante que o conhecimento" (Albert Einstein). Certamente a produção do saber não se daria sem o poder imaginativo do homem, pois toda realidade é antes algo vislumbrado, imaginado. 
          Mas como acertar neste propósito, o de motivar nossas crianças à leitura? Como a escola pode fazer para formar leitores? Contemos histórias para as crianças! Emocionemo-nos com estas histórias! Pensemos na amorosa Dona Benta, criação do aniversariante de hoje, Monteiro Lobato, rodeada de seus netos e lendo para eles. Não há como os pequeninos não se contagiarem com a magia das boas histórias, e  desejarem  elas próprias irem ao encontro deste baú de tesouros, o livro. Não se preocupe em ensinar a ler. Leia para as crianças e elas seguirão o caminho da saúde, da descoberta do mundo, da autonomia.

                                                                                                        Susi Emerich

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